Cupim
Cupim Praga
Organização social dos Cupins
O ciclo de vida dos cupins
Os ninhos de Cupim
Cupins em ambientes rurais
Cupins no ecossistema
Características dos ninhos de cupim
Danos causados às pastagens
Combater cupins em áreas rurais
Cupim em ambiente urbano
Cupim de madeira seca
Como evitar Cupim de Madeira
Cupim subterrâneo
Como evitar Cupim subterrâneo
Dedetização Cupim
Cupim arborícolas
Considerações cupim
FAQ - Cupins
Contato

 

 
Os textos contidos neste site possuem direitos autorais. Sua cópia total ou parcial, sem autorização expressa, resultará em medidas judiciais cabíveis.
 

Cupins em ambientes rurais

É comum observarmos em pastagens e grandes espaços com vegetação rasteira e poucas árvores a presença de montes de terra dura que, quando parcialmente destruídos, revelam inúmeros túneis e galerias. Trata-se de ninhos de cupins do gênero Cornitermes, conhecidos como “cupins de montículos” que, predominam sobretudo em pastagens velhas e degradadas. Em áreas de grandes infestações, é comum ocorrer a morte natural de várias colônias. Dessa forma, ao nos depararmos com uma pastagem infestada por cupinzeiros, devemos considerar que muitos desses ninhos provavelmente estão abandonados e inativos.

As principais espécies do gênero Cornitermes observadas no Brasil são Cornitermes cumulans, Cornitermes silvestrii e Cornitermes bequaerti.

Há que se considerar ainda que cupins do gênero Syntermes também podem construir ninhos em forma de montículos. Esses animais ocorrem com menor freqüência nas pastagens e seus ninhos geralmente são subterrâneos, mas quando afloram à superfície são mais moles e não atingem a altura dos ninhos dos Cornitermes spp.

Os cupins do gênero Syntermes são grandes, possuem cabeça com pigmentação avermelhada, mandíbulas fortes e são bastante agressivos. Durante a noite ou ao amanhecer, protegidos por soldados, os operários deixam a colônia e saem em busca de raízes e folhas que serão deixadas em túneis subterrâneos do ninho para posterior consumo de todos os membros da colônia.

Para se identificar um foco de Syntermes, deve-se observar algumas características, como por exemplo, a presença de regiões da grama ou da pastagem que se tornam amareladas e aos poucos vão morrendo. Além disso, deve-se procurar por orifícios no solo, popularmente conhecidos como “olheiros”, através dos quais saem os operários e os soldados.

A espécie Heterotermes tenuis também atua como praga no meio rural, atacando sobretudo canaviais. A espécie é caracterizada pela presença de operários pequenos e esbranquiçados. Esses cupins atingem as raízes das plantas, causando consideráveis prejuízos financeiros aos agricultores.

 

Todos os Direitos Reservados a Cupim .net.br